Sobre o PPGTE
O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE), oferece um curso presencial de pós-graduação stricto sensu em nível de mestrado, regendo-se pelos termos do regimento do Instituto Universidade Virtual, pelas normas gerais dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Federal do Ceará (UFC) e pelo Regimento Geral.
O PPGTE tem sua área de concentração em Tecnologia Educacional, que consiste no desenvolvimento de estudos e práticas voltados para contribuir com os processos de ensino e aprendizagem por meio de recursos tecnológicos. Desta forma, visa criar uma cultura de inovação em educação nas instituições de ensino por meio da investigação, construção e utilização de ferramentas, técnicas e métodos orientados à resolução de problemas reais relacionados à educação e ao atendimento de demandas sociais, organizacionais e profissionais. Deve-se entender essa área ainda como um conjunto de processos, métodos e técnicas para tratar questões da prática educativa, além de contribuir com a dinâmica da aprendizagem, conforme as direções de um desenho acadêmico-curricular da Universidade Federal do Ceará.
Objetivo Geral
Proporcionar a capacitação de docentes e outros profissionais para articular o domínio das tecnologias contemporâneas, o saber técnico-científico, a pesquisa aplicada e as práticas educativas, na produção e difusão de soluções inovadoras relativas ao uso das tecnologias digitais na educação, visando à resolução de problemas reais pertinentes ao ensino e à aprendizagem e ao atendimento de demandas sociais, organizacionais e profissionais.
Objetivos Específicos
- Fomentar o desenvolvimento de projetos inovadores que tenham como princípio a inserção das tecnologias educacionais nos processos de ensino e aprendizagem, possibilitando continuidade formativa e/ou atualização permanente sobre os avanços tecnológicos na área;
- Promover, por meio da investigação científica, experiências que contribuam para geração de práticas pedagógicas inovadoras através da incorporação de conhecimentos especializados;
- Possibilitar a integração entre a formação docente e as tecnologias educacionais emergentes, como forma de produzir inovação, transformação e qualificação contínua da educação, atendendo demandas específicas e de arranjos produtivos com vistas ao desenvolvimento nacional, regional e/ou local;
- Propiciar a capacidade de articulação entre os processos de ensino e aprendizagem, por meio das tecnologias da informação e comunicação (TICs), na gestão e/ou mediação de processos pedagógicos em espaços formais, informais e não-formais.
Perfil do Egresso
No tocante ao perfil do egresso, espera-se que o aluno desenvolva as seguintes habilidades:
- Desenvolvimento e/ou aplicação de novas tecnologias no ensino e aprendizagem em ambientes formais, não formais e informais;
- Capacidade de atualização de forma permanente considerando os avanços das tecnologias digitais, tendo como foco a produção técnico-científica na pesquisa aplicada e a proposição de inovações e aperfeiçoamentos tecnológicos na Educação.