Área do cabeçalho
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional

Área do conteúdo

Perguntas Frequentes

SOBRE O MESTRADO EM GERAL

1) O Mestrado é pago?
O mestrado é gratuito (para as vagas da ampla concorrência).

2) O Mestrado é a distância?
Não. É um mestrado presencial.

3) Onde as aulas presenciais acontecerão?
Elas acontecerão no Bloco Acadêmico do Instituto UFC Virtual situado na UFC Campus do Pici em Fortaleza/CE.

4) Quais dias acontecerão as aulas?
Preferencialmente, as aulas deverão acontecer às sextas-feiras (manhã e/ou tarde e/ou noite) e sábados (manhã e/ou tarde).

5) É um Mestrado em Educação ou em Computação?
Nem em Educação nem em Computação. É um Mestrado Interdisciplinar que combina essas duas áreas, com disciplinas relacionadas aos assuntos que permeiam o tema Tecnologia Educacional.


SOBRE O FUNCIONAMENTO DO CURSO

1) Como será a avaliação dos alunos nas disciplinas do Mestrado? 

A avaliação do rendimento escolar nos componentes curriculares abrange sempre os aspectos de assiduidade e eficiência. Ficará a critério do docente responsável pelo componente curricular a avaliação, que far-se-á por um ou mais dos seguintes meios de aferição: prova, exame, trabalho, projeto, assim como efetiva participação nas atividades propostas.  Será considerado aprovado o aluno que tiver nota igual ou maior que 5,0 em cada disciplina.

2) Os alunos do Mestrado têm  direito à Avaliação Final (AF) como na graduação?

Cabe a cada docente a decisão. Os alunos, logo no início de cada componente, serão devidamente informados sobre o que será exigido deles para a construção da sua nota.

3) Sobre a proficiência em uma língua estrangeira: é obrigatório a todos os alunos? Quais línguas são aceitas? Onde fazer o teste de proficiência? Qual o prazo máximo para mostrar proficiência em uma língua estrangeira? O que fazer após ser aprovado no teste?

Os alunos do PPGTE deverão mostrar proficiência em pelo menos 1 (uma) língua estrangeira. As línguas aceitas são: inglês ou espanhol ou francês. O teste de proficiência em língua estrangeira pode ser feito nas Casas de Cultura Estrangeira da UFC, ou equivalente. O prazo máximo para demonstrar proficiência é de 18 (dezoito) meses a partir da data de ingresso do aluno no PPGTE. Após ser aprovado no teste, o aluno deve enviar sua declaração de aprovado para o e-mail da secretaria (ppgte@virtual.ufc.br), após a analise da veracidade da declaração, a atividade será atualizada no SIGAA como concluída.

Acessar Ir para o topo