Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional

Área do conteúdo

Gestão e Políticas Educacionais

Ementa

Contextos e Conceitos de Gestão, Política, políticas públicas e educacionais. Fundamentos teórico-metodológico e epistemológicos das políticas públicas no âmbito educacional. A Política Educacional brasileira e suas trajetórias. Reformas estatais e gestão das políticas educacionais. Políticas Educacionais seu Financiamento e a legislação. O Plano Nacional de Educação (2014-2024). Marcos legal, formas de organização, níveis e modalidades da educação no Brasil. O Plano Nacional de Educação (2014-2024). Planos Municipais e o Plano Estadual de Educação: Desafios e perspectivas apontadas.

Bibliografia

NEVES, Lucia Maria Wanderley. Educação e política no limiar do século XXI. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2008.

SANTOS, Pablo Silva Machado Bispo dos. Guia prático da política educacional no Brasil: ações, planos, programas e impactos. São Paulo: Editora Cengage Learning, 2012.

VIEIRA, Sofia Lerche e FARIAS Isabel Maria Sabino de. Política educacional no Brasil: introdução histórica. 3 ed. Brasília: Liber Livro Editora, 2011.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: Brasília, Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei n.o 9394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). Educação é a base. MEC-CONSED-UNDIME, 2018.

CARVALHO, E. J. G. de. Políticas públicas e gestão da educação no Brasil. Maringá: EDUEM, 2012.

STREMEL. S.; MAINARDES, J. A disciplina política educacional em cursos de pedagogia no Brasil: primeiras aproximações. JORNAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS v.9, n.17 e 18 | Janeiro-Junhoe Agosto-Dezembro de 2015 |PP. 137–155.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo