Avaliação de Tecnologias Educacionais
Ementa
Definição e Evolução histórica das tecnologias educacionais: das máquinas de ensinar aos aplicativos atuais. Engenharia de Software Educativo. Requisitos e parâmetros para avaliação de tecnologias educacionais. Aspectos educacionais e computacionais na avaliação de tecnologias educacionais. Critérios e escalas para avaliação de tecnologias educacionais.
Bibliografia
CAMPOS, G. H. B.; ROCHA A. R (1993). Avaliação da qualidade de Software Educacional. Em Aberto. 12 (57).
LÊ, Q.; LÊ, T. (2007) Evaluation of educational software: theory into practice. In: J. Sigafoos and V. Green (Eds). Technology and Teaching . Nova Science Publishers, Inc.
GIRAFFA, L. M. M.(2009). Uma odisséia no ciberespaço: O software educacional dos tutoriais aos mundos virtuais. Revista Brasileira de Informática na Educação, Volume 17, Número 1, 2009, P. 20 a 30.
MEIRA, L.; PERES, F. A (2004). Dialogue-based approach for evaluating educational software. Interacting with Computers 16 (2004) 615–633.
PETRI, G. , WANGENHEIM, C. G. V., How games for computing education are evaluated? A systematic literature review, Computers & Education, Volume 107, 2017, Pages 68-90.
PETRI, G. , WANGENHEIM, C. G. V., How to Evaluate Educational Games: a Systematic Literature Review. Journal of Universal Computer Science, vol. 22, no. 7 (2016), 992-1021.
SILVA, A. C. B.; Gomes, A. S. Conheça e utilize software educativo: avaliação e planejamento para a educação básica / Recife: Pipa Comunicação, 2015.