Linhas e Eixos de Pesquisa
Linha 1: Inovações e Práticas em Tecnologia Educacional
Linha de pesquisa que se orienta para o desenvolvimento e a aplicação de tecnologias de informação e comunicação integradas a métodos inovadores utilizados em contextos educacionais. Fundamenta-se na ideia de possibilitar o envolvimento do aprendiz, considerando-se seu potencial criativo, diante do protagonismo e da construção do conhecimento em ambientes tecnológicos, para a realização de tarefas contextualizadas que proporcionem sentido e significado para seu processo de aprendizagem. Portanto, essa linha visa possibilitar a elaboração de projetos para a construção ou a utilização de ferramentas tecnológicas, tais como softwares educativos, conteúdos digitais, e ambientes virtuais de ensino-aprendizagem, bem como proporcionar a experimentação, a criação, o desenvolvimento e a avaliação de práticas didático-metodológicas inovadoras integradas ao uso das tecnologias de informação e comunicação.
Eixo 1: Desenvolvimento de Inovações em Tecnologia Educacional
Eixo 2: Práticas Inovadoras em Tecnologia Educacional
Linha 2: Gestão e Políticas em Tecnologia Educacional
Linha de pesquisa que analisa as categorias conceituais desse campo de estudo na perspectiva da formação do pensamento para uma melhor inserção social, por via de ações afirmativas no campo das tecnologias aplicado à educação em ambientes formal, informal e não formal, articulando com as demais áreas de conhecimento que lhes dão suporte. Reflete o sentido do uso das tecnologias educacionais numa sociedade complexa, a partir das variáveis que demarcam os campos epistemológicos do tecnicismo ao mecanicismo-determinista e deste à tecnogênese, por ser enfatizado o estágio da cultura humana como processo de criação e transformação da realidade objetiva. Nesta linha de pesquisa, destacam-se também os aspectos relativos à gestão e à avaliação da educação nos níveis da administração central e setorial, dos sistemas e unidades de ensino e do planejamento de ações educacionais com ênfase no desenvolvimento e utilização das tecnologias nos ambientes educacionais. Nessa discussão se sobressaem abordagens que põem em evidenciar o relacionamento da educação com a conquista dos direitos humanos como critério de superação de desafios regionais. Fundamenta-se na ideia da associação das políticas públicas, da gestão, da avaliação e do planejamento em sociedades complexas com o uso consciente das tecnologias. Portanto, a linha de investigação visa à elaboração de projetos que promovam a articulação entre os processos de gestão educacional e as políticas públicas com o uso das tecnologias educacionais, de forma a promover um ambiente educacional favorável a produzir inovações de forma efetiva com equidade e qualidade na inclusão digital dos sujeitos imbricados no processo.
Eixo 1: Políticas Educacionais e Tecnologias
Eixo 2: Gestão e Avaliação em Tecnologia Educacional