gov.br

Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional

Tecnologia da Informação no Ensino e Aprendizagem de Ciências

Ementa:

Aprendizagem significativa, mediada pelas tecnologias de informação e comunicação, servindo como estruturador das etapas de aprendizagem. Inclusão digital e o acesso às tecnologias, o seu uso em benefício pessoal, profissional e coletivo. As vantagens alcançadas pelo professor através do uso do computador e da internet. O acesso a internet nas escolas. O uso das mídias sociais como espaço discussão crítica sobre ciência, tecnologia e sociedade. Realidade Virtual e Realidade Aumentada aplicadas na educação. As técnicas de ensino e aprendizagem através da gameficação do conhecimento. Ambientes de simulação, Lousas Digitais, animações e Laboratórios Virtuais. Cultura Maker e suas aplicações nos campos do conhecimento STEM (Science, Technology, Engineering and Math). Robótica educacional, Feiras de ciências e Laboratórios de Criatividade, ensino de ciência através da reciclagem e reutilização de materiais eletrônicos descartados.

Bibliografia:

ALMEIDA, L. C. F.; SILVA, J. S. M. & AMARAL, H. J. C. Robótica Educacional: Uma Possibilidade para o Ensino e Aprendizagem. Revista da Escola Regional de Informática, 2(1), 178-84, 2013.

ALMEIDA, M. P., REZENDE, L. M. M., LIMA, S. A. A produção de vídeos digitais: uma situação de aprendizagem na formação de professores de ciências. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 6(2), 132-146, 2013. DOI: 10.3895/S1982-873X2013000200008 BORGES, Neto H. O que é inclusão digital? Universidade Federal do Ceará, Artigo Científico, 2007.

COSCARELLI, Carla Viana. Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. – 3ª ed. – Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

DICHEVA, D., DICHEV, C., AGRE, G. and ANGELOVA, G. Gamification in education: A systematic mapping study. Journal of Educational Technology & Society 18.3, 2015.

LIMA, M. B., PEREIRA, L. B., SILVA, L. A., MERÍNO, C. G., STRUCHINER, M. Realidade Aumentada no Ensino de Ciências: uma revisão de literatura. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

TRENTIN, M. A. S., TEIXEIRA, A. C., ROSA, C. T. W., BECKER, Á. R. Robótica como recurso no ensino de ciências. VIII International Conference on Engineering and Computer Education. March 03 – 06, 2013, Luanda, ANGOLA. 233-237. 2013.

STELLA, A. L., FIGUEIREDO, A.P. S., SIGALAS, D. D. S., SACHETTI, W. L. BNCC e a Cultura Maker: Uma Aproximação na Área da Matemática para o Ensino Fundamental. Disponível em: http://www.lantec.fe.unicamp.br/inovaeduc/wp-content/uploads/2018/n4.art6.pdf. Acessado em: 2019.

Hamari, J., Koivisto, J., & Sarsa, H. (2014). Does Gamification Work? – A Literature Review of Empirical Studies on Gamification. In proceedings of the 47th Hawaii International Conference on System Sciences, Hawaii, USA, January 6-9, 2014.

Bradley, M., Croker, S., Zimmerman, C., Devin, G., Connie, R. Gaming science: the “Gamification” of scientific thinking. Frontiers in Psychology. Volume 4, 2013. Pag. 607. URL=https://www.frontiersin.org/article/10.3389/fpsyg.2013.00607. DOI=10.3389/fpsyg.2013.00607. ISSN=1664-1078