Tecnologias e Metodologias para Docência

Ementa

Tecnologia. Tecnologia da Informação e Comunicação. Docência. Metodologia Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Teoria da Aprendizagem Significativa. Construcionismo. Interdisciplinaridade. Tecnodocência. Metodologias Ativas. Metodologias e Técnicas para Docência Presencial. Docência Virtual. Docência Híbrida. Material Autoral Digital Educacional. Prática Docente.

Bibliografia

COLL, César; MONEREO I FONT, Carles. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre, RS: Artmed, 2010. 365p.

FUZER, Cristiane et al. Prêmio Professor Rubens Murillo Marques 2017: experiências docentes em licenciaturas. São Paulo: FCC, 2017. 213p.

GIL, Antônio Carlos. Didática do ensino superior. São Paulo, SP: Atlas, 2011. 283p.

GIMENO SACRISTÁN, José. La enseñanza: su teoría y su práctica. 6. ed. Madrid, Spain: Akal, 2008. (serie pedagogía).

GIMENO SACRISTÁN, José. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000. 352p.

HARAWAY, Donna Jeanne; KUNZRU, Hari. Antropologia do ciborgue: as vertingens do pós-humano. 2.ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2009. 126 p.

JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976. 220p

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas,SP: Papirus, 2012. 141p.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 3.ed. Campinas, SP:Papirus, 2006. 157 p.

LIMA, L. de; LOUREIRO, R. C. Tecnodocência: concepções teóricas. Fortaleza: Edições UFC, 2019.

MACIEL, Cristiano (Org.). Educação a distância: ambientes virtuais de aprendizagem. Cuiabá: UFMT, 2013. 259p. (Coleção educação a distância ; 10)

MILL, Daniel; MACIEL, Cristiano (Org.). Educação a distância: elementos para pensar o ensino-aprendizagem contemporâneo. Cuiabá: UFMT, 2013. 369 p. (Coleção educação a distância ; 8).

MOREIRA, Marco Antonio. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: UnB, 2006. 185p.

MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de aprendizagem. 2. ed. São Paulo, SP: EPU, 2011. 242p.

PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto
Alegre: Artmed, 2008. 220p.