Tecnologias Emergentes Aplicadas à Educação

Ementa

Avanços tecnológicos e seus reflexos na educação. Tecnologia e comunicação. Currículo e fluência tecnológica. Ética e Desafios na integração de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. Seminários abordando tecnologias, a exemplo de: sala de aula invertida, impressão 3D, realidade virtual, internet das coisas, robótica, cultura maker, pensamento computacional, mineração de dados educacionais, recursos educacionais abertos, jogos sérios e gamificação, personalização do ensino (Personal Learning Environments, PLE) e sistemas de respostas a perguntas (chatbots, etc).

Bibliografia

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Editora Papirus. 2012. 141p.

PROCÓPIO, E. O livro na era digital: o mercado editorial e as mídias digitais. São Paulo: Giz Editorial. 2010.

LIMA L., LOUREIRO R. Tecnodocência: integração entre Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e Docência na Formação do Professor. Fortaleza: Editores Independentes. 2018.

COSTA JR, H. L. Tempos digitais: ensinando e aprendendo com tecnologia. Porto Velho: Createspace Independent Publishing Platform, 2012. 113p.

HUMMEL, I. E. Tecnologia Assistiva: a inclusão na prática. Appris, 2015. 175p.

BERGMANN, J., SAMS, A. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. LTC, 2015, 116p.

ALMEIDA, N., MANFREDINI, B. Y. B., ALCICI, S. Tecnologia na Escola – Abordagem Pedagógica e Abordagem Técnica. Cengage Learning, 2014, 112p.

RIBEIRO, A. E. Linguagem, Tecnologia e Educação. São Paulo, Peirópolis, 2017, 320p.