Análise da Interação em Ambientes Virtuais

Ementa

Estudo dos processos interacionais mediados pelas tecnologias digitais. Exploração de abordagens sobre como as pessoas aprendem por meio da interação. Os aspectos linguístico, cognitivo, tecnológico e dialógico da interação. O fenômeno da contingência. Perspectivas para a análise da Interação: Sistema Categorial, Ontologias e Etnografia Interacional.

Bibliografia

ÁVILA, B. G.; PASSERINO, L. M.; TAROUCO, L. M. Positividade em fóruns de EAD: uma contribuição para a construção de conhecimento? In: XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2009, Florianópolis-SC. Anais do XX SBIE, 2009.

BEZERRA, B. G. Usos da Linguagem em Fóruns de EaD. Revista Investigações, v. 24, n.2,

BIASUTI, M. A coding scheme to analyse the online asynchronous discussion forums of university students. Technology, Pedagogy and Education Journal. Volume 26, 2017 – Issue 5.

CASTANHERIA, M. L.; CRAWFORD, T.; DIXON, C. N.; GREEN, J. L. Interactional Ethnography: An Approach to Study the Social Construction of Literate Practices. Linguistics and Education 11(4), 2001, p. 353-400.

CASTRO-FILHO, J. A.; DAVID, P. B. Educação Dialógica e Educação a Distância. In: João B. A. Figueiredo; Maria Eleni Henrique da Silva. (Org.). Formação Humana e Dialogicidade em Paulo Freire II: Reflexões e Possibilidades em Movimento. 1a ed. Fortaleza: Edições UFC, 2009, v. 01, p. 128-149.

CHAVES-FILHO, H.; DIAS, A. A. C. A gênese sócio-histórica da ideia de interação e interatividade. In: SANTOS, G. L. Tecnologias na educação e formação de professores. Brasília: Ed. Plano, 2003. p. 31-48.

DAVID, P. B. Interações Contingentes em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Tese de Doutorado. Fortaleza: UFC, 2010. (páginas 25 a 42)

DAVID, P. B.; CASTRO-FILHO, J. A. Sistema de Análise de Interações Contingentes: Uma Contribuição para Práticas Interativas em Cursos a Distância. Revista e-Curriculum (PUCSP), v. 8, p. 1-28, 2012.

DAVID, P. B.; MENDES, F. A. G. O Pensar Crítico Freireano em Palavras: Marcadores Linguísticos em um Fórum de Discussão da Educação a Distância. In: VI ENCONTRO NACIONAL DE HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, 2015, São Luis-MA.

DAVID, P. B.; TRAJANO DE LIMA, E. ; MENDES, F. A. G. Uma Ontologia de Domínio para a Análise do Diálogo Freireano em Fóruns de Discussão da Educação a Distância. In: XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2015, Maceió-AL. IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação e X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem. Maceió-AL: Comissão Especial de Informática na Educação, 2015. p. 1-15.

DE WEVER, B.; SCHELLENS T.; VALCKE, M.; VAN KEER, H. Content analysis schemes to analyze transcripts of online asynchronous discussion groups: A review. Computers and Education, 2006, 46, 6-28.

GREEN, J.; DIXON, C. N.; ZAHARLICK, A. A Etonografia como uma lógica de investigação. Educação em Revista. Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte, N. 42, dez/2005.

GREEN, J.; SKUKAUSKAITE, A.; BAKER, D. Ethnography as Epistemology. In: Research Methods & Methodologies in Education. J. Arthur; M. Waring; R. Coe; L. Hedges, 2012, p. 309-321.

ISOTANI, S.; MIZOGUCHI, R. Planejamento e Análise de Sessões Colaborativas Utilizando Teorias de Aprendizagem e Ontologias. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 15, n.2, p. 45-56, 2010.

LAMY, M. N.; GOODFELLOW, R. “Reflective Conversation” in the Virtual Language Classroom. In: Language Learning & Tecnology, v.2, n.2, p. 43-61, 1999.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In:Marcuschi, L. E Xavier, A. C (org.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção do sentido. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

MEIRA, L.; LERMAN, S. Zones of Proximal Development as fields for communication and dialogue. In: C. LIGHTFOOT; M. C. D; LYRA, P. (Org.). Challenges and strategies for studying human development in cultural contexts. Roma: Firera Publishing, 2009. p. 199-220.

MOORE, M. G. Theory of transactional distance. In: D. Keegan (Ed.). Theoretical Principles of Distance Education. New York: Routledge, 1993.