Dissertação
Defesa da dissertação
São requisitos para defender a dissertação:
A defesa só poderá ser realizada, de acordo com o regulamento do PPGTE,
- se o aluno tiver concluído a carga horária em disciplinas e atividades curriculares exigidas pelo PPGTE;
- se o aluno tiver logrado aprovação no Exame de Qualificação;
- se o aluno tiver matrícula regular em componente curricular que representa o desenvolvimento ou orientação de dissertação de mestrado no semestre da defesa;
- se o aluno tiver comprovado proficiência em, pelo menos, 1 (uma) língua estrangeira diferente da língua materna.
Para agendar a defesa:
- O(A) discente deve acessar seu SIGAA e cadastrar a sua banca, conforme PORTARIA Nº 39/PRPPG/UFC, de 01 de outubro de 2025
- A Portaria está disponível em: https://prppg.ufc.br/pt/
sobre/legislacao/ coordenadoria-de-ensino/ - Os Tutoriais discente e coordenação estão disponíveis em: https://prppg.ufc.br/pt/
formularios/coordenadoria-de- ensino/
- A Portaria está disponível em: https://prppg.ufc.br/pt/
- Após o cadastro da banca, a coordenação vai analisar e homologar o pedido.
Observações importantes:
- As defesas devem ser presenciais no Bloco Acadêmico da UFC Virtual (bloco 1430), Campus do Pici. Podendo ser substituídas pelo formato remoto desde que haja membro da banca residente fora da cidade de Fortaleza;
- Pelo menos um dos membros da Comissão de Dissertação deverá ser professor de outra instituição (professor externo à UFC);
- Quando na orientação da Dissertação tiver a participação de um coorientador, a comissão julgadora deverá ser composta por, no mínimo, 4 (quatro) membros, incluindo o coorientador;
- A dissertação de mestrado deverá ser entregue impresso e/ou digital, pelo mestrando, para cada membro da banca, pelo menos 30 (trinta) dias antes da defesa;
Emissão do Diploma:
Após a defesa da dissertação, o aluno deve enviar para a secretaria do PPGTE (ppgte@virtual.ufc.br), colocando seu orientador em cópia, apenas a versão final da sua dissertação (DOCUMENTO EM PDF) e a versão final do produto educacional (DOCUMENTO EM PDF), para que sejam submetidos à Biblioteca Central da UFC (Normas para aprovação da dissertações pela biblioteca disponíveis aqui).
- Caso haja mudanças no título da dissertação, após a defesa, é necessário comunicar a mudança à secretaria do PPGTE, para ser feita a alteração no SIGAA;
- O aluno deve nos enviar também, no corpo do e-mail, os links do currículo Lattes do aluno (autor da dissertação), do seu orientador e do seu coorientador (se tiver).
A biblioteca enviará um e-mail ao aluno informando se a dissertação foi aprovada ou não (é dever do aluno ficar atento ao seu e-mail). Caso a dissertação não seja aprovada, o aluno deve enviar (novamente para a secretaria do PPGTE) um novo documento em PDF com as alterações sugeridas pela biblioteca para ser submetido novamente à biblioteca da UFC.
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- Somente após a aprovação da biblioteca (com o link de acesso da dissertação no repositório), será possível abrir o processo de emissão do diploma no SEI.
Para abrirmos o processo de emissão do diploma, após o e-mail de aprovação da biblioteca, o aluno deve enviar um novo e-mail (assunto: Emissão de diploma) para a secretaria do PPGTE (ppgte@virtual.ufc.br) os seguintes documento em PDF:
- Cópia do diploma da graduação;
- Nada consta da biblioteca;
- Ata da defesa assinada por todos os membros da banca;
- Cópia do documento de identidade. Obs: se enviar a CNH, deve enviar também a certidão de nascimento, pois é necessário a comprovação da naturalidade do aluno (cidade de nascimento).