Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglish
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional

Área do conteúdo

Egresso do PPGTE conquista 1º lugar no Salão do Inventor Cearense com material educacional tátil de impressão 3D voltado ao ensino de Computação para pessoas com deficiência visual

Data da publicação: 10 de novembro de 2025 Categoria: Notícias

Allan George Bezerra, egresso do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional da Universidade Federal do Ceará – PPGTE/UFC, conquistou o primeiro lugar na categoria Invenções Acadêmicas do Salão do Inventor Cearense Expedito Parente 2025, promovido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (SECITECE).

Foto: Allan George apresentando seu produto educacional na Feira do Conhecimento

A premiação foi concedida durante a Feira do Conhecimento, realizada no Centro de Eventos do Ceará, no dia 8 de novembro de 2025, e reconheceu o material didático “BlinDS – Estrutura de Dados para Cegos”, desenvolvido como produto educacional do mestrado de Allan George.

O processo de seleção do Salão do Inventor Cearense ocorreu em duas etapas. Na primeira fase, os projetos inscritos foram avaliados quanto à relevância econômica e social, objetividade e inteligibilidade na apresentação, método aplicado e grau de inovação. O BlinDS foi selecionado entre as invenções que avançaram para a segunda fase, conquistando espaço de exposição no evento. Durante a etapa presencial, as invenções foram analisadas por uma equipe de avaliadores  considerando exposição oral, material apresentado e organização, além do nível de maturidade da invenção e do seu potencial de negócio.

O BlinDS é um material educacional tátil produzido por impressão 3D, criado para apoiar o ensino de Estrutura de Dados a estudantes com deficiência visual, oferecendo também suporte pedagógico a professores que atuam nessa área. O recurso propõe uma abordagem inclusiva e inovadora, permitindo que conceitos tradicionalmente abstratos da Computação sejam explorados por meio da percepção tátil, além de orientações aos professores, sobre adaptações nas aulas.

O trabalho é resultante da Dissertação de Mestrado no PPGTE, sob a orientação do professor Dr. Windson Viana de Carvalho, com o apoio do Laboratório de Computação Física (LCF) da UFC Virtual, e contou com a colaboração dos bolsistas Daniel Rocha e Dailane di Angelo, ambos do curso de Sistemas e Mídias Digitais.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo