História dos Grandes Sistemas de Pensamento Tecnológico

Ementa

Estudo da gênese dos conhecimentos tecnológicos. Tecnologia como mobilizadora e modificadora das relações pessoais e de trabalho. Formação tecnodocente. Análise de integrações entre a tecnologia e as pessoas do ponto de vista político.

DUSEK, Val. Filosofia da tecnologia. São Paulo: Loyola, c2009. 310 p.

HABERMAS, Jürgen. Técnica e ciência como ‘ideologia’. Lisboa: Edições 70, [1994]. 149 p.

MARCUSE, Herbert. Tecnologia, guerra e fascismo. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998. 371 p.

LIMA, Valéria Cassandra Oliveira de; OLIVEIRA, Manfredo Araújo de. A proposta de uma ética da responsabilidade para a civilização tecnológica em Hans Jonas. 2009. 134f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Fortaleza-CE, 2009.

LOUREIRO, Robson.C e LIMA, Luciana. Tecnodocência: concepções teóricas. Fortaleza: Edições UFC.

PINTO, Álvaro Vieira. O conceito de tecnologia. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: Contraponto, c2005. 2v.

VARGAS, Milton. Para uma filosofia da tecnologia. São Paulo: Alfa Omega, 1994. 286 p.