Tecnologias Assistivas Digitais aplicadas à Educação

Ementa

Utilização da Tecnologia Assistiva (TA) no ambiente educativo e computacional. Desenho Universal. Aspectos políticos e técnicos de utilização de Tecnologia Assistiva na Inclusão Escolar. Desenho Universal na Aprendizagem. Acessibilidade Digital. Design, Desenvolvimento e Avaliação de Acessibilidade de Softwares Educacionais.

Bibliografia

BRASIL. MEC/SEEP. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Portaria n948, de 09 de outubro de 2007.

BRASIL. Decreto no 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Decreto/D6949.html.

GARCIA, Evelin Naiara ; VIEIRA, A. M. D. P. Desafios Contemporâneos: O Uso da Tecnologia Assistiva como Instrumento Facilitador da Aprendizagem. Linguagens, Educação e Sociedade, v. 23, P. 395-435, 2018.

W3C BRASIL. CARTILHA DE ACESSIBILIDADE NA WEB. Disponível em: http://www.w3c.br/pub/Materiais/PublicacoesW3C/cartilha-w3cbr-acessibilidade-web-fasciculo-I.html.

FIUZA, P. & LEMOS, R. Tecnologias Interativas: Mídia e Conhecimento na Educação. 2016.

BERSCH, Rita de Cássia Reckziegel. Design de um serviço de tecnologia assistiva em escolas públicas. Dissertação de Mestrado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2009.

LAABIDI, Mohsen et al. Learning technologies for people with disabilities. Journal of King Saud University-Computer and Information Sciences, v. 26, n. 1, p. 29-45, 2014.

VASQUEZ, Eleazar et al. Virtual learning environments for students with disabilities: A review and analysis of the empirical literature and two case studies. Rural Special Education Quarterly, v. 34, n. 3, p. 26-32, 2015.