Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional

Área do conteúdo

Estrutura Curricular

O currículo do Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional visa discutir os conteúdos programáticos inclusos na área de concentração e linhas de pesquisa do programa e está estruturado em componentes curriculares de uma forma flexível, com intuito de atender o objetivo geral e os específicos do programa.

Os componentes curriculares são divididos em: disciplinas obrigatórias, disciplina obrigatória da linha de pesquisa, disciplinas optativas, orientação e estágio à docência. A estrutura curricular é organizada para possibilitar a titulação de mestre os seguintes prazos: no mínimo dezoito meses e no máximo trinta meses.

A estrutura curricular, dividida em componentes curriculares, será expressa em unidades de créditos totalizando 36 créditos, dos quais 28 créditos em disciplinas a serem cursadas, mais 6 créditos em atividade acadêmica de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), 1 crédito para a atividade de proficiência em língua estrangeira e 1 crédito para a atividade de qualificação. A atividade para estágio de docência consta como uma disciplina de 4 créditos.

As disciplinas obrigatórias são comuns a todos os egressos e deverão ser cursadas por todos, sendo elas: Seminário em Tecnologia Educacional e Metodologia da Pesquisa Científica. A disciplina obrigatória da linha de pesquisa deve ser cursada logo no primeiro semestre. As disciplinas optativas poderão ser cursadas ao longo do curso, sem obrigatoriedade de um semestre específico. As orientações serão computadas em créditos para os alunos e serão ofertadas a partir do 3° (terceiro) semestre. O estágio de docência se destina a preparar o aluno de pós-graduação para a docência de nível superior, assim como contribuir para a qualificação do ensino de graduação. Até o final do terceiro semestre do curso, o aluno deve defender seu exame de qualificação, demonstrando que conhece o tema de seu Trabalho de Conclusão de Curso a fundo e que identificou claramente um problema a ser tratado. O aluno deverá também, antes da defesa do Trabalho de Conclusão de Curso, realizar o estágio de docência e também realizar exame de proficiência em língua estrangeira.

Componentes Obrigatórios
Carga horária Créditos
Seminários em Tecnologia Educacional 64h 4
Metodologia da Pesquisa Científica 64h 4
Estágio de Docência 64h 4
Proficiência em Língua Estrangeira 16h 1
Qualificação do Projeto
Elaboração da Dissertação 96h 6
Defesa da Dissertação
Componentes Optativos Carga horária Créditos
Desenvolvimento de Tecnologias Aplicadas à Educação (Obrigatória LINHA 01) 64h 4
Gestão e Políticas Educacionais (Obrigatória LINHA 02) 64h 4
Tecnologias e Metodologias para Docência 64h 4
Tecnologias Emergentes Aplicadas à Educação 64h 4
Tecnologias Assistivas Digitais Aplicadas à Educação 64h 4
Tecnologia da Informação no Ensino e Aprendizagem de Ciências 64h 4
Políticas Públicas, Direitos Humanos e Educação 64h 4
Pesquisa Aplicada, Desenvolvimento e Inovação 64h 4
História dos Grandes Sistemas de Pensamento Tecnológico 64h 4
Educação, Tecnologias e Desenvolvimento Social 64h 4
Educação on-line 64h 4
Avaliação de Tecnologias Educacionais 64h 4
Análise da Interação em Ambientes Virtuais 64h 4

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo